Olá, seja bem-vinda/o ao nosso Blog


2011/04/05

EXPECTATIVAS EM RELAÇÂO AOS OUTROS


Todos nós tendemos a alimentar expectativas em relação aos outros.
Porque esperamos que ajam e reajam conforme o padrão que criámos para eles e quando assim não acontece, invariavelmente ficamos desiludidos?
Será que os outros simplesmente não correspondem às nossas expectativas?
Ou o será que somos nós que ilusoriamente esperamos que o outro nos complete e nos faça feliz, o que nos leva a criar expectativas irrealistas?
Tudo indica ser esse o caso, é sem duvida uma característica inerente ao ser humano, em toda a sua complexidade e no seu caminho evolutivo, quando existe em si uma lacuna, uma parte que se sente carente e não realizada, sobe a parada em relação aos outros na expectativa de que eles preencham esse vazio e essa carência.
Tendemos a procurar no estímulo exterior e geralmente naqueles que nos são próximos, a resposta para algo que mesmo não sabendo nós definir com exactidão sabemos no entanto que nos falta, que precisamos de mais…
É já evidente hoje, que quando procuramos no nosso íntimo, quando paramos para olhar para dentro, chegamos à conclusão que afinal a carência é nossa, e não foi o outro que nos desiludiu … talvez seja também a melhor altura para reexaminar a nossa vida diária, a nossa rotina, e tentar perceber as áreas em que não nos sentimos realizados, o que nos está faltando e também o que poderemos fazer para alterar essa situação.
Pode passar por fazer um curso ou workshop, entregar-se a um voluntariado, frequentar aulas de dança, ir bungee jumping, meditar…quem sabe, as possibilidades são enumeras, cada um de nós possui uma parte criativa que precisa expressar para se sentir realizado e preenchido, que nos proporciona alegria e bem estar. Quando o fazemos, conseguimos aproximar-nos de um equilíbrio e de uma plenitude onde imediatamente nos tornamos menos expectantes e menos emocionalmente dependente dos outros.
Já pensou nisso?
Amor e Luz
Di

Sem comentários:

Enviar um comentário